Empresas

SpaceX Realiza Teste Importante no Texas Antes do Terceiro Voo de Teste do Starship

Antes do terceiro voo de teste do Starship, previsto para acontecer na próxima semana, a SpaceX está ocupada realizando testes de última hora em suas instalações em Boca Chica, Texas. O terceiro lançamento do Starship é o evento mais aguardado do ano pela SpaceX, pois tentará voar com o maior foguete do mundo pela terceira vez. O teste anterior do Starship foi em novembro e viu as primeiras e segundas etapas se separarem com sucesso. Para a terceira tentativa de teste, a SpaceX introduziu várias atualizações em seu foguete, além de construir um novo local de lançamento para garantir o teste rápido do foguete, que é indispensável para o seu futuro.

SpaceX Testa Sistema de Dilúvio do Local de Lançamento Antes do Terceiro Voo de Teste do Starship
Após a SpaceX compartilhar no início desta semana que o terceiro voo de teste do Starship acontecerá em 14 de março, a empresa tem se dedicado a ajustar seu foguete antes das missões importantes. O sistema de aborto de voo do Starship, ou explosivos instalados no foguete para destruí-lo em caso de anomalia, já foi instalado.

Agora, imagens da mídia local mostram que a SpaceX também testou o sistema de dilúvio de água na plataforma de lançamento com as primeiras e segundas etapas empilhadas. Este sistema é uma das partes mais importantes da plataforma de lançamento no programa Starship. Foi a principal causa de um atraso de vários meses entre o segundo e o terceiro voos de teste em 2023 e limitou a SpaceX a apenas dois testes do Starship no ano passado.

Pelas imagens, o teste foi bem-sucedido, permitindo que a SpaceX marcasse mais um item em sua lista de verificações pré-lançamento. Antes de se sentirem confortáveis com um lançamento, os engenheiros têm que realizar vários testes, como verificações de pressão do tanque e ignições estáticas.

Antes do teste do sistema de dilúvio de hoje, a SpaceX também conduziu um ensaio geral molhado do Starship para enchê-lo completamente com combustível e trazer o cronômetro para apenas alguns segundos antes do lançamento. No entanto, após desempilhar a segunda etapa da nave Starship do impulsionador Super Heavy, o empilhamento subsequente demorou mais do que o esperado. A SpaceX levou cerca de três horas para empilhar o foguete, após atualizações anteriores na torre de lançamento também abrangendo os ‘chopsticks’ que levantam a segunda etapa do Starship no impulsionador.

Antes do terceiro teste do Starship, a SpaceX fez várias atualizações no foguete. Isso inclui um novo sistema de controle de motor para a nave espacial da etapa superior. Para se manobrar durante o voo, a segunda etapa do Starship move seus motores em voo. Eles são controlados por um sistema de gimbal e, de acordo com a SpaceX, futuros Starships apresentarão um sistema de controle de vetor de empuxo eletrônico para seus motores.

Outras mudanças incluem a atualização do sistema de impressão de fogo do foguete, minimizando vazamentos dentro do foguete e reduzindo ainda mais as chances de incêndios através do TVC eletrônico. As mudanças no Super Heavy incluem atualizações dentro dos tanques para reduzir as chances de impurezas entrarem nos motores. De acordo com a SpaceX, a filtragem inadequada foi a “causa raiz mais provável” para a explosão do impulsionador em novembro.