PESQUISA ELEITORAL COM RESULTADO FALSO CIRCULA EM MIRANTE DO PARANAPANEMA

Compartilhe:





O Mirante Notícias recebeu nesta semana o relato de uma pesquisa falsa sobre as intenções de voto para prefeito nas Eleições 2020 em Mirante do Paranapanema (SP). O falso resultado tem sido compartilhado através de mensagens de texto e áudios principalmente pelo aplicativo WhatsApp.

A regra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determina que toda pesquisa eleitoral, para que seja divulgada, deve ser registrada no sistema do Tribunal, o PesqEle, pelo menos, cinco dias antes da divulgação. Ao verificar os registros no site, não é possível encontrar pesquisas recentes em Mirante do Paranapanema. 

Ainda, segundo a Resolução 23.549/ 2017 do TSE, a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, e o responsável estará sujeito à detenção de seis meses a um ano, além de multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00. A partir deste ano, todas as pesquisas eleitorais devem ser registradas e podem ser consultadas por qualquer cidadão no site do TSE.

Confira a lista de canais que você pode utilizar para denunciar o envio de mensagens falsas relacionadas às Eleições clicando aqui.

Compartilhe:

mirante do paranapanema

Política