MUNICÍPIOS DA REGIÃO ADEREM AO PROGRAMA 'INTERNET PARA TODOS' E MINISTRO FORMALIZA DESLIGAMENTO DO SINAL ANALÓGICO

Evento foi realizado em Presidente Prudente e contou com a presença de autoridades municipais e do titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.
Compartilhe:
Lançamento do programa Internet Para Todos, em Presidente Prudente (Foto: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações/Divulgação)
Municípios da região de Presidente Prudente aderiram na manhã desta sexta-feira (23) ao programa do governo federal “Internet Para Todos”, que possibilita, através de antenas, a distribuição de sinal de internet para localidades sem conectividade. No encontro, realizado em Presidente Prudente, também foi anunciada a primeira fase do desligamento do sinal analógico na região, que ocorre na próxima quarta-feira (28).

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), prefeitos, vereadores e demais autoridades municipais participaram do encontro, e as cidades de Mariápolis, Pacaembu, Dracena e Presidente Bernardes formalizaram a adesão ao programa.

Conforme o ministro Gilberto Kassab, mais de 90% dos municípios da região de Presidente Prudente já aderiram ao programa. “Vamos levar internet para todas escolas, todos equipamentos de saúde e todos os bairros, localidades que não têm, mediante a colocação de antenas que trazem conectividade para o local, mediante vinculação com o satélite, o primeiro de propriedade do governo brasileiro. Em um raio de um quilômetro e meio desta antena vai se ter internet”, disse Kassab.

A conexão à banda larga oferecida pelo “Internet para Todos” será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Com vida útil de 18 anos, o satélite tem capacidade para expandir a oferta de internet pelo país.

Sinal digital
Outro motivo da visita do ministro na região diz respeito ao desligamento do sinal analógico, que será realizado na próxima quarta-feira (28), em 27 municípios da região. Confira a relação de cidades.

"Formalizamos o desligamento do sinal analógico. Sabemos que quem tem um televisor mais antigo a imagem nem sempre é perfeita, tem chuviscos, irregularidades. Com a imagem digital, todos as pessoas terão a mesma imagem, de qualidade. São dois projetos que democratizam mais a região de Presidente Prudente, o Internet para Todos, em especial a população mais humilde que vai pagar menos pela internet, e o desligamento do sinal analógico, que também é democrático, que vai levar a mesma imagem para todos”, concluiu Kassab.
Compartilhe:

eventos