COMO VOTAR NO DOMINGO? VEJA ALGUMAS DICAS MUITO IMPORTANTES

Mirante do Paranapanema (SP) tem 14.781 eleitores aptos a votar no próximo domingo (2) nas Eleições municipais 2016. Na cabine de votação, o eleitor deverá levar, em média, um minuto para escolher os cargos de prefeito e vereador, de acordo com estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Mirante Notícias preparou esse guia prático para que você faça um bom voto no domingo.

ONDE E A QUE HORAS VOTAR?
Você deve votar entre as 8 horas e 17 horas do domingo, dia 02 de outubro. O local é sua seção eleitoral, indicada no título de eleitor.

O QUE LEVAR PARA O LOCAL DE VOTAÇÃO?
É necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento. Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, o número deste documento é indispensável para o preenchimento da justificativa eleitoral.

Prefira não levar muitos objetos, pois boa parte deles não poderão ser carregados para a cabine de votação. Celulares, câmeras e afins são proibidos, pois violam o voto secreto. Por outro lado, você pode levar sua “cola”, para lembrar do número dos candidatos. Também é permitido portar broches ou adesivos de apoio a partido ou candidato, já que esta é considerada uma manifestação silenciosa e individual pela lei.

Apenas evite participar de manifestações coletivas, portando bandeiras, roupas uniformizadas e fazendo barulho. No dia das eleições, esses atos são considerados crimes eleitorais.

COMO VOTAR?
A ordem de votação será a seguinte: 
- 1ª tela: Vereador (5 números). Digite os cinco números (dígitos), espere aparecer a foto do(a) candidato(a) na tela e aperte a tecla verde para confirmar. 
- 2ª tela: Prefeito (2 números). Digite os dois números (dígitos), espere aparecer a foto do candidato na tela e aperte a tecla verde para confirmar.

Em caso de erro ao digitar o número, o eleitor deverá apertar a tecla amarela, e corrigir.

NÃO QUERO VOTAR EM NINGUÉM. COMO ANULAR O MEU VOTO OU VOTAR EM BRANCO?
O voto em branco é muito simples, pois já há uma tecla na urna eletrônica (branco) destinada para essa modalidade de voto. Depois, é só confirmar. Já o voto nulo é registrado quando o eleitor faz uma combinação numérica que não corresponde a nenhum candidato (000, por exemplo). Depois, aperte confirma e seu voto será anulado.

Temos apenas uma ressalva: votos brancos e nulos possuem exatamente o mesmo efeito. Ambos são inválidos, não levados em conta na contagem final. Voto em branco não entra na conta do candidato mais votado e voto nulo não é capaz de anular uma eleição.

NÃO ESTOU NO MEU DOMICÍLIO ELEITORAL. O QUE FAÇO?
O voto no Brasil é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos. Mas pode ser que você esteja viajando em outra parte do Brasil ou no exterior, ou então tenha se mudado e ainda não tenha transferido o título de eleitor para seu novo município. Se é esse o seu caso, você precisará justificar sua ausência à Justiça Eleitoral. É possível fazer isso no próprio dia de votação – bastando comparecer a uma seção eleitoral com seu título de eleitor – ou nos 60 dias subsequentes. Se não justificar, o eleitor é multado pela Justiça Eleitoral e fica impedido de realizar várias ações importantes junto à administração pública.
Compartilhe no Google Plus